quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Mulher no esporte em geral

A mulher no esporte em geral, é lembrada não por seu desempenho ou conquista, mas pela sua beleza e sexualidade frente ao que a mídia retrata, "o jogo bonito de se ver" não está relacionado ao jogo em si, nem ao aspecto estético das belas jogadas, mas às pernas das jogadoras, às "sainhas e bermudas", enfim, associado a imagem veiculada e vendida pela indústria cultural, determinando padrão de beleza feminina, que confunde a estética do jogo com a estética do corpo ( BRUHNS, 2000).
Contribuindo com estas situações, a mídia esportiva, pouco espaço confere ao futebol feminino e quando o faz, geralmente, menciona não tanto os talentos esportivos das atletas, árbitras ou treinadoras, mas a sua imagem e o seu comportamento. No dia 11 de maio de 2005, o Jornal Bahia meio Dia falava sobre a auxiliar de arbitragem Ana Paula de Oliveira cuja competência vem sendo destacada pelos pares. Com uma matéria intitulada: Uma celebridade do apito. A matéria evidenciava os atributos físicos da árbitra em campo. Onde num encontro do Esporte, realizado na cidade de Porto Alegre, ela foi bastante assediada pelos participantes. Um dos jornalistas relatava: “o fato é que, de um jeito ou e outro, todos queriam ver a bandeirinha de perto sem trajes sociais. Nas mesas, os homens discutiam se ela ficava melhor de cabelo preso e rabo-de-cavalo, como nos gramados, ou de madeixas soltas, como ontem”.

11 comentários:

  1. as mulheres precisam usar roupas minusculas nos jogos para atrair a audiencia do programa mas por que os homens nao precisam?
    aí fica a pergunta mas é claro q nós sabemos a resposta.
    pq quem assiste os jogos a sua maioria sao homens

    ResponderExcluir
  2. Agora eu sei porque as jogadoras usam roupas curtas..
    Eu acredito que jogadoras têm que ser valorizadas pelo seu desempenho e não por causa de seu corpo... acho isso um absurdo!

    ResponderExcluir
  3. é isso aí concordo com tudo
    e dou a maior força para q esse blog siga em frente

    ResponderExcluir
  4. Na maioria dos esportes a mulher é d +!!!

    ResponderExcluir
  5. Parece besteira, mas é muito sério! A mulher ser valorizada no esporte pela estética de seu corpo!... O respeito deve partir de nós mesmas! Da nossa postura diante das piadinhas preconceituosas e na nossa relação com o esporte! Parabéns por estimularem essas reflexões na rede! Refletir sobre atitudes que já estão "instutídAS" na nossa cultura é o primeiro passo para a mudança de atitude!

    ResponderExcluir
  6. A mulher vem mostrando cada vez mais q podee competir siiim i deixandoo os esportes mais bonitoss e disputadoss. Raça e sutilidade juntas!

    ResponderExcluir
  7. nos conseguimos fazer tudo o q queremos com trabalho duro e persistencia

    ResponderExcluir
  8. concordo com essa pessoa

    ResponderExcluir
  9. nos somos simplesmente d++++++++++++

    ResponderExcluir