quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Início do futebol feminino no Brasil e a influência da mídia

Sabemos que o primeiro jogo oficial de futebol feminino no mundo se deu em Londres, em 1898, em um jogo emocionante entre Inglaterra e Escócia. Porém, no nosso caso brasileiro, existem muitas controvérsias e versões. A Revista Veja (Flores do Campo, 1996, p. 72-73) traz uma matéria afirmando que o futebol feminino teve seu início marcado por jogos organizados por diferentes boates gays no final da década de 70. Ainda nesse tema de início do futebol feminino no país, o Jornal O Estado de SP (1996, p.5) revela que o futebol feminino esteve relacionado a peladas de rua e a jogos beneficentes. E por fim, segundo Clério Borges, a primeira partida de futebol feminino foi realizada em 1921, em São Paulo, onde se enfrentaram os times das senhoritas catarinenses e tremembeenses. Contudo, em 1964, o Conselho Nacional de Desportos - CND proibiu a prática do futebol feminino no Brasil.

14 comentários:

  1. Vei num sabia disso naum. Injustiça, proibir o futebol feminino cara.

    ResponderExcluir
  2. otimo trabalho exelente mesmo a pessoa que fez isso é um gênio parabéns

    ResponderExcluir
  3. gostei mtu da cor e das bolinhas do blog.
    e fikou muito interasante
    parabens aos criadores

    ResponderExcluir
  4. Interessantíssima a informação, quanto precnceito hein! E notem como o "grupo" masculino tem poder na sociedade, até de proibir uma prática esportiva que envolve o corpo de cada sujeito interferindo na liberdade de expressão, no direito de ser, na vivência que cada um faz do seu corpo! O que vocês ensam sobre isso?!... e como foi o retorno da liberação?

    ResponderExcluir
  5. continue assim postando muito

    ResponderExcluir
  6. traga mais novidades please

    ResponderExcluir
  7. posteeeeeeeeeeeeeeeeeee

    ResponderExcluir
  8. Muito legal! Gostei muito, do modo em que falou do futebol feminino de jeito, muito legal de sendo que não ficou muito cansativa a leitura. Parabens!

    ResponderExcluir